Muitas pessoas têm o sonho de se tornarem advogadas, e entender mais sobre essa profissão é ideal para a decisão de seguir a carreira

Existem algumas profissões que são muito prestigiadas pela sociedade, e as pessoas que nela atuam são consideradas com muito respeito e admiração. Sem dúvidas, uma profissão que se encaixa perfeitamente nessa descrição é a de advogado.

Estar no tribunal, perante um juiz, e poder apresentar uma acusação ou uma defesa é algo que mexe com os brios de muitas pessoas, bem como ver uma sentença proferida a favor do que vinha sendo defendido ou alegado. Afinal, essa é a maior satisfação para um advogado.

Esse interesse é muito grande, e várias pessoas desejam saber o que devem fazer para se tornar um advogado, de modo a exercer essa profissão tão interessante e vital para que a sociedade continue a funcionar perfeitamente.

Confira o que é necessário para se tornar um advogado, como é sua formação, quais são as características desse profissional e como está o mercado de trabalho!

O Que é Preciso Fazer Para Ser um Advogado?

Primeiramente, é importante que a pessoa compreenda quais são os comportamentos e características que um advogado deve ter, já que ela passará a atuar com essa profissão durante muito tempo de sua vida.

Os advogados devem ser pessoas que não se conformam com a injustiça, seja qual for a situação. Portanto, os interessados devem ter o desejo de que o mundo seja um lugar mais correto, de acordo com todas as leis do país.

Quem deseja se tornar um advogado também precisa entender que a profissão é vista de uma forma bastante especial pelas pessoas, quase como que defensores da moral, da ética e da legalidade. Logo, é importante entender que essas expectativas da sociedade são normais.

Sem dúvidas, os futuros advogados também devem ser excelentes na língua portuguesa, tanto escrita quanto falada, e ter um desejo ávido pela leitura, já que serão vários livros, autos e processos lidos e redigidos durante sua carreira.

A persistência também é uma característica que deve ser buscada pelos interessados na advocacia, já que nem sempre um caso será solucionado na primeira instância, e será necessário pensar em novas defesas e acusações, até que ele consiga ganhar o caso.

Como é a Formação de um Advogado?

Quem almeja atuar nessa profissão deve fazer o curso de Direito, que geralmente possui a duração de 5 anos. Nesse curso, o estudante terá contato com vários advogados já formados e aprenderá toda a parte teórica e prática da advocacia.

Durante o curso, além dos ensinamentos referentes à profissão, o futuro advogado também aprenderá o que se espera dele como profissional, que sempre deve lutar em prol dos direitos do cliente representado, seja para defesa ou para acusação.

Para a conclusão do curso e a obtenção do diploma de advogado, o profissional deve fazer um estágio supervisionado em sua área de atuação, além da elaboração e apresentação de um TCC.

Depois disso, para que ele possa exercer a profissão, é necessário passar pela famosa prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Depois da aprovação, o profissional recebe seu registro de advogado e pode começar a atuar.

Como é o Mercado de Trabalho Para os Advogados?

Felizmente, essa é uma profissão cujo mercado de trabalho é muito vasto e com várias oportunidades. Então, um bom advogado nunca ficará sem trabalhar.

Isso não é dito como uma expectativa positiva, e sim como uma realidade, já que o campo de atuação dos advogados é realmente grande. Além disso, sempre haverá a necessidade do trabalho dos advogados, para acusar ou defender os casos de seus clientes.

Entre as oportunidades de trabalho existentes, os advogados podem optar entre escritórios de advocacia, órgãos públicos, departamentos jurídicos de empresas de capital privada ou mesmo montar um escritório próprio.

São várias vertentes do Direito em que os advogados podem atuar, como na esfera civil, criminal, ambiental, tributária, trabalhista e empresarial, entre outras. Além das várias oportunidades de trabalho, ele pode optar por seguir a área que mais gosta.

Além da atuação nos tribunais, o advogado também pode atuar como professor para faculdades e até mesmo cursos de nível técnico.

Advocacia: Uma Profissão Com Mercado Vasto

Quem ainda está no momento de decidir se opta pela carreira jurídica deve saber que essa é uma excelente profissão, que traz um sentimento de responsabilidade social muito grande, mas que também é bastante respeitada no mercado de trabalho.

A remuneração dos advogados é excelente, o que é mais do que justo, devido a toda a carreira acadêmica que esses profissionais precisam enfrentar, além da aprovação na OAB, que demanda muito estudo e dedicação.

Todo o processo de como se tornar um advogado é bastante trabalhoso, é verdade, mas, com dedicação e responsabilidade, é perfeitamente possível passar por todas as etapas e, então, obter o diploma e o registro de advogado, que também trazem uma satisfação imensa.

Você também pode gostar de: Advogados sem Fronteiras

O post Como Ser Advogado, Tudo Que Você Precisa Saber Para Seguir Carreira apareceu primeiro em Juristas.